terça-feira, 7 de maio de 2013

Fluxos de Pessoas
 
 
Os fluxos de pessoas nesse contexto geográfico consiste no deslocamento de pessoas de um continente para o outro, ou de um país para o outro, é o denominado processo de imigração, que atualmente ocorre principalmente dos países pobres (do sul) em direção aos países ricos (do norte).
 
Processos Migratórios
 
 
 
O sentido de migração está em trocar de região, país, estado ou até mesmo domicílio. É algo que já acontece há muito tempo atrás, desde o começo da história da humanidade. Migrar faz parte do direito de ir e vir, que consta na constituição. Porém essa questão da migração envolve muita polêmica, que gira em torno das condições em que ocorrem esses processos migratórios: se de um modo livre, que assim está se exercendo este direito ou se de modo obrigatório, que tende a realizar interesses políticos e econômicos desumanos, visando sempre o capital, sendo algumas vezes nacional e outras estrangeiro, marcando cada vez mais esse enorme abismo que existe entre o mundo da riqueza e o mundo da pobreza.
Devido a todo esse complicado processo, podemos dizer que temos a existência de duas partes em nosso país, que insistem em conviver neste contraste de seus números.

Motivos que Levaram as Pessoas Migrarem
 
Processo Migratório se dá por diversos fatores, como por exemplo, pessoas que saem do seu Estado de origem por falta de trabalho, más condições de vida, falta de água, moradia, assistência do Estado (educação, saúde, lazer) etc. Mas o maior motivo para as migrações é a falta de emprego e presença da fome nos lugares em que as pessoas saem.
Conflito que fez as pessoas migrarem
Conflito de Darfur
 
Data
26 de Fevereiro de 2003 – julho de 2011
Local

O conflito de Darfur (ou genocídio de Darfur) é um conflito armado em andamento na região de Darfur, no oeste do Sudão, que opõe principalmente os janjawid - milicianos recrutados entre os baggara, tribos nômades africanas de língua árabe e religião muçulmana - e os povos não-árabes da área. O governo sudanês, embora negue publicamente que apoia os janjawid, tem fornecido armas e assistência e tem participado de ataques conjuntos o grupo miliciano. O conflito iniciou-se, oficialmente, em fevereiro de 2003, com o ataque de grupos rebeldes do Darfur a postos do governo sudanês na região, mas suas origens remontam a décadas de abandono e descaso do governo de Cartum, eminentemente árabe, para com as populações que vivem neste território.
As mortes causadas pelo conflito são estimadas entre 50 000 (Organização Mundial da Saúde, setembro de 2004) e 450 000 (Dr. Eric Reeves, 28 de abril de 2006). A maioria das ONGs trabalha com a estimativa de 400 000 mortes. O número de pessoas obrigadas a deixar seus lares é estimado em 2 000 000. A mídia vem descrevendo o conflito como um caso de "limpeza étnica" e de "genocídio". O governo dos EUA também o considera genocídio, embora as Nações Unidas ainda não o tenham feito, pois a China, grande parceira comercial do governo sudanês, defende o país em todos os fóruns internacionais que abordam o tema. Algumas propostas de intervenção militar internacional realizadas na ONU não foram aprovadas por veto deste país.




6 comentários:

  1. muito interessante esse tema!agradeço a todos que visitarem nosso blog!espero que gostem! ASS:ELAINE ANDRADE

    ResponderExcluir
  2. Mais um post legal, espero que tenham aprendido alguma coisa! Tchauzinhooo!
    Ass: Renata

    ResponderExcluir
  3. Mais um tema legal, todos nós estamos amando! *-*
    Ass: Gabriella Katalina

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito deste novo tema, espero que vocês tenham gostado também!!
    Ass: Larissa Rodrigues

    ResponderExcluir
  5. Tudo está uma maravilhaaaa!!
    Ass: Brunaa de Sousaaa!

    ResponderExcluir
  6. Oooi gente! Nós postamos aqui sobre os fluxos de pessoas, que tem a ver com a globalização, o conteúdo que começamos a estudar nestas semanas... Esperamos que gostem e que esteja claro. Até! E não se esqueçam de continuar acessando o blog =) "BjOoZ"

    By: #Stefany Lorrany

    ResponderExcluir