terça-feira, 30 de abril de 2013

Cidades globais
 
 
Também conhecidas como metrópoles mundiais, as cidades globais são aquelas que possuem influência em nível mundial. Portanto, as cidades globais possuem influência nos centros urbanos do próprio país e também em regiões de outros países do mesmo e de outros continentes.
 
Cidade global:
Paris
Ville de Paris
 
Paris é a capital e a mais populosa cidade da França, bem como a capital da região administrativa de Île-de-France. A cidade se situa num dos meandros do Sena, no centro da bacia parisiense, entre os confluentes do Marne e do Sena rio acima, e do Oise e do Sena rio abaixo. Como a antiga capital dum império estendido pelos cinco continentes, ela é hoje a capital do mundo francófono.
Paris é a capital económica e comercial da França, onde os negócios da Bolsa e das finanças se concentram. A densidade da sua rede ferroviária, rodoviária e da sua estrutura aeroportuária — um hub da rede aérea francesa e europeia — fazem-na um ponto de convergência para os transportes internacionais. Essa situação resultou duma longa evolução, em particular das concepções centralizadoras das monarquias e das repúblicas, que dão um papel considerável à capital do país e nela tendem a concentrar ao extremo todas as instituições. Desde os anos 1960, os governos sucessivos têm desenvolvido políticas de desconcentração e de descentralização a fim de reequilibrar o país.
 
 Economia:
Paris, como o resto da Île-de-France mas de maneira ainda mais marcada, é mais rica e mais terceirizada que a média francesa. A aglomeração parisiense é todavia claramente menos especializada economicamente que outros grandes centros econômicos mundiais, notadamente Londres, sua grande rival na Europa, que é particularmente dinâmica no setor financeiro. Todavia, segundo Éric Le Boucher, a Île-de-France conhece um declínio econômico e perdas de emprego: "nenhuma região-capital do mundo perde tantos empregos como Paris, obscurecida por seu passado brilhante, mal governada, fragmentada em seus egoísmos, anêmica, sem haver se inscrito resolutamente na competição mundial entre as métropoles do século XXI”. O arquiteto Jean Nouvel mostra as mesmas inquietudes e estima que seja imperativo que Paris evolua, "sob pena de se transformar em cidade-museu”.
 
Bandeira de Paris
É a bandeira utilizada pela cidade de Paris, a capital da França como um dos seus símbolos. É a fonte de listras azul e vermelho da bandeira francesa. Ambas as cores (Azul e Vermelho) são recebidas durante a Revolução Francesa, a bandeira nacional da França.
 
Brasão de Armas de Paris
 

 
O brasão de armas da cidade de Paris data de 1111, quando o rei Carlos I oficialmente se instalou. No brasão de armas, o navio representado é o símbolo do poderoso corpo societário dos Marchands de l'eau, que remonta à Idade Média.
Lema:
Fluctuat nec mergitur
("é sacudida pelas ondas, mas não afunda", em
latim)


 
 







 
Como Funciona a Bolsa de Valores?



"Vendo! Compro! Fechado!" Isso é o que mais se ouve numa bolsa de valores. À primeira vista, o circo financeiro parece indecifrável. Mas o mercado acionário não é tão complicado.
Tudo começa quando uma empresa decide lançar ações ao público. Isso se chama abrir o capital. Essa iniciativa atrai novos acionistas que injetam dinheiro na empresa. Em caso de lucro, bom para todos. Se houver prejuízo, as perdas também são divididas proporcionalmente. Mas para participar das apostas na bolsa, a companhia precisa primeiro credenciar-se em uma corretora de valores. Essas instituições estão por trás de todas as negociações, fazendo as transações para quem quer investir em ações e mantendo a bolsa financeiramente.
Hoje, essa negociação de compra e venda pode ser feita de duas maneiras: no pregão físico ou no eletrônico. O pregão físico é o tradicional, o da gritaria no saguão da bolsa. Mas esse sistema "viva-voz" vem perdendo espaço para o pregão eletrônico, que em 2004 foi responsável por 90% dos negócios da Bovespa - a bolsa paulista. "A tendência é que o pregão físico seja extinto. A formação de blocos econômicos dificulta os negócios em um só lugar. Prova disso é a Bovespa, que já teve quase mil operadores e hoje não chega a ter cem", diz o ex-operador José Budeu.
Outra grande vantagem do pregão eletrônico é a agilidade das negociações, que são feitas via internet. Um programa de computador em que as corretoras conversam entre si em tempo real é suficiente para fechar os negócios. A desvantagem é que, por enquanto, nem todas as operações de compra e venda podem ser feitas por esse sistema. O que garante, pelo menos por mais alguns anos, a manutenção da gritaria nos velhos saguões das bolsas.
 
Caracteristicas de uma bolsa de valores:
  • Os movimentos dos preços no mercado ou em uma seção do mercado são capturados através de índices chamados Índice de Bolsa de Valores.
  • Os preços das ações servem também para indicar o valor de mercado das empresas cotadas em bolsa. Dessa forma, diversos negócios podem ser realizados entre elas e com outros investidores.
  • A principal função da bolsa de valores é manter transparente e adequado o local para as negociações de compras e vendas de ações.
Algumas das principais bolsas de valores:
 
 
 
 
 
 



quinta-feira, 18 de abril de 2013

A Internet Liga o Mundo
 Em 1946 foi desenvolvido o primeiro computador e ele era tão grande que ocupava uma sala inteira. E em 1980 surgiu o primeiro computador pessoal (PC). Depois em 1991 a Internet começou a se popularizar e hoje em dia algumas pessoas ja não conseguem viver sem Internet.
A Internet facilitou a vida de todos nós, ela ajuda a nos comunicar com pessoas de outros países, fazer trabalhos escolares, pagar contas, enviar emails que antigamente eram cartas que demoravam muito para chegar aos seus destinatarios. Hoje em dia com um "clik" a internet nos leva ao extremo.
Por isso como nós dissemos a "A Internet Liga o Mundo".

terça-feira, 16 de abril de 2013


Bem-Vindos ao nosso Blog "Geografia ATIVA..." ele foi feito especialmente para as pessoas que apreciam esta matéria, e os temas que iremos falar será os conceitos da globalização.
Este Blog foi feito por: Bruna de Sousa, Elaine Andrade, Gabriella Katalina, Larissa Rodrigues, Renata Pereira e Stefany Lorrany.
A história desse Blog começou quando a nossa professora Patricia Rodrigues nos passou um trabalho interessante que como ela disse:
- "Os alunos se amarram nele."
Ela nos mandou fazer um blog sobre geografia relacionado ao que estamos estudando, que como nós dissemos o conceito é da globalização
Obrigado por ter nos visitado, e prometemos que iremos publicar coisas novas e  interessantes sobre o nosso tema.